Criar uma Loja Virtual Grátis
 artes e musicas

melhor mangá é?
gual o melhor mangá?
naruto
dragon boll Z
Afro samurai
samurai x
Avatar
Ver Resultados

Rating: 3.7/5 (3 votos)




ONLINE
1






Violão e guitarra


O Que São Cifras De Violão?

Cifras são letras designadas para os acordes de violão e guitarra, afim de facilitar a execução do acompanhamento de uma ´determinada música.

Os acordes, em seu estado primário, seguem a mesma nomenclatura e sequencia das notas musicais: Dó, ré mi, fá sol, lá, si.

Acontece que, para auxiliar violonistas e guitarristas que tocam sem ler partituras, convencionou-se colocar os acordes sobre a letra da música, o que, sem as cifras, ficaria mais ou menos assim, tomando como exemplo a música Sonho por sonho, de José Augusto:

 

Lá maior

Nunca imaginei que você

                    Mi maior

Quisesse de mim

                              Ré maior

Uma noite só de prazer

                     Lá maior

Uma transa apenas

 

Como se vê, um trabalho danado para colocar todas estas letras, para indicar ao músico que acorde tocar naquele pedaço da música. E esta canção em particular, tem poucos acordes.

Para piorar as coisas, temos acordes maiores, menores, com sétima e assim por diante.

Vai daí, que as cifras resolveram o problema. No lugar do nome do acorde, temos então letras. Basta então colocar após a letra a modificação para o acorde (menor, com sétima, com quarta, etc.), exceto no caso de acordes naturais maiores, que ficam somente com a letra correspondente.

Ficaram então atribuídas as seguintes letras para cada acorde:

A = Lá

B = Si

C = Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol

A música mencionada acima então, ficaria assim:

 

A

Nunca imaginei que você

                      E

Quisesse de mim

                              D

Uma noite só de prazer

                      A

Uma transa apenas

 

Muito mais simples, claro! O músico já sabe: A = lá maior e assim por diante.

Suponhamos que houvesse na música um lá com sétima. Ficaria assim:

A7

Ou ainda um si menor. Seria:

Bm

 

Especialmente em músicas com muitos acordes, isto veio a calhar realmente. Há músicas que em determinados trechos apresentam sequencias de quatro, cinco acordes! Tentar colocar os nomes dos acordes naquele pequeno espaço seria uma verdadeira tortura!

Entretanto, não se deve chamar um acorde de "A" ou "C". Muito menos uma nota musical. Não existem acordes e notas musicais denominadas desta maneira. Ou seja, o músico lê "A", mas fala "lá maior". Ou lê "A7", mas fala "lá com sétima".

 

 Sistema de Nashville

Há também um sistema diferente para designar acordes, utilizado em Nashville (USA), que é sinônimo de música nos Estados Unidos.

O sistema é baseado em números. O número 1 significa o primeiro acorde (o que dá tonalidade à música). Os demais seguem 2,3,4,5,6,7... segundo a escala daquela tonalidade. Basta então acrescentar as alterações no acorde.

Esta é uma solução inteligente, criada por necessidade. Muitas vezes os músicos chegavam ao estúdio, prontos para gravar, com as folhas contendo as letras e acordes cifrados da música. Mas era necessário trocar a tonalidade da música, devido à voz do cantor que não se adaptava àquela tonalidade.

Um problema, perda de tempo, folhas rabiscadas, gente tocando errado, dinheiro extra pago ao estúdio.

O novo sistema então, dá números aos acordes. Vamos voltar ao nosso exemplo:

Acordes

A = 1

E = 4

D = 5

Suponhamos que tivéssemos que tocar esta música não em A (la maior) e sim em G (sol maior), um tom abaixo de A (la maior). Teríamos então:

G = 1

D = 4

C = 5

Ou seja, a folha com a canção permanece imaculada. Os músicos já sabem que se 1 agora é G, 4 é D e 5 é C!

É claro que os músicos têm que conhecer bem a escala musical para saber trocar as tonalidades rapidamente, mas é uma pura questão de acostumar.

Gostou deste artigo? Saiba mais sobre acordes em Acordes de violão.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional